Tipologias de rede fisica

 

Barramento (bus) - 

Uma topologia em bus a organização mais simples de uma rede. Com efeito, numa topologia em bus todos os computadores estão ligados a uma mesma linha de transmissão através de cabo, geralmente coaxial. A palavra "bus" designa a linha física que liga as máquinas da rede. 
Esta topologia tem por vantagens ser fácil de installar e funcionar facilmente. Em contrapartida, é extremamente vulnerável já que se uma das conexões for defeituosa, é o conjunto da rede que é afectado. 
 

Estrela - 

Numa topologia em estrela, os computadores da rede estão ligados a um sistema material central chamado hub ou concentrador. Trata-se de uma caixa que compreende diversas junções às quais se podem conectar os cabosprovenientes dos computadores. Este tem como papel assegurar a comunicação entre as diferentes junções. 
 topologia em estrela são muito menos vulneráveis porque pode-se facilmente retirar uma das conexões que a desligam do concentrador sem, no entanto, paralisar o resto da rede.
 
 

Arvore - 

A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.
 

Anel -

Numa rede que possui uma topologia em anel, os computadores são situados num anel e comunicam cada um de sua vez.
Na realidade, os computadores de uma rede em topologia anel não estão ligados em anel, mas ligados a um distribuidor (chamado MAU, Multistation Acess Unit) que vai gerir a comunicação entre os computadores que a ele estão ligados, fixando para cada um deles um tempo de palavra. 
 

Malha -

Os computadores interligam-se entre sí, ponto a ponto, ou seja existem diversos
caminhos para chegar ao mesmo destino. É criada uma malha de caminhos possíveis.

É muito utilizada em redes WAN como é o caso da Internet.